Buscar
  • GV Consultoria

SEGURANÇA NO LABORATÓRIO| PRINCIPAIS CAUSAS DE ACIDENTES OCORREM POR USO INCORRETO DE EQUIPAMENTOS



É necessário pensar na segurança dos colaboradores, estudantes e porfessores de um laboratório, devido aos riscos que eles estão expostos no ambiente de laboratório. Diversas substâncias são tóxicas, inflamáveis, corrosivas e letais, Portanto. é de extrema importância pensar em medidas para diminuir os riscos de acidentes em laboratórios.

Dentre os acidentes masi comuns, é possivel listar: intoxicações, queimaduras, choques e incêndios. As principais causas são instruções não adequadas e uso incorreto dos equipamentos para laboratório ou reagentes de características desconhecidas.

A fim de evitar acontecimentos desse tipo, o Grupo GV apresenta algumas dicas de como atuar dentro de um laboratório.

Procedimentos de Segurança:

  • Conservar o local de trabalho limpo e em ordem

  • Não utilizar o laboratório caso esteja sem o professor o coordenador responsável;

  • Ter conhecimento sobre as saidas de emergência, equipamentos de primeiros socorros e itens de proteção;

  • Utilizar durante a permanência no laboratório todos os itens de proteção;

  • Ler e compreender o manual de instruções antes do manuseio dos equipamentos de laboratório;

  • Conhecer os procedimentos de primeiros socorros para diversos tipos de acidentes;

  • Ter conhecimento das reações que os reagentes químicos causam no corpo, e caso ocorra contaminação, conhecer uma forma de interromper sua ação;

  • Identificar corretamente cada produto quimico e classificá-los de acordo com as seguintes categorias: inflamável, tóxico, explosivo , oxidante, corrosivo, nocivo ou radioativo. Reagentes sensiveis à água e gases comprimidos devem ser afastados dos reagentes.

O Grupo Gv oferece algus equipamentos de laboratório para prevenção e alternativas em casos de acidente.

A Cabine de Segurança Biológica é um produto para laboratório utilizado para manter o ambiente de trabalho e o usuário livre de contaminações biológicas. Desde os tipos ofercidos no mercado, há as opções de diversas linha de fabricação com recirculação e renovação de ar. A Cabine de Segurança Biológica evita riscos causados por microorganismos como bactérias, fungos, vírus e outros. São capazes de desencadear doenças devido a contaminação e pela própria natureza do trabalho.


Para proteger ambiente e usúario de vapores tóxicos é recomendado a utilização de Cabine de Exaustão de Gases que podem ser encontradas nas versões com capacidade de exaustão de 10m³/ min a 60m³/min. Ela é responsável por mandar para fora do laboratório, todo o vapor tóxico procedente de manipulações realizadas com produtos químicos.


Qualquer dúvida sobre os equipamentos no blog ou site, entre em contato com o Departamento de Vendas vendasgvequipamentos@gmail.com que encontra-se à disposição.

2 visualizações0 comentário