Buscar
  • GV Consultoria

O QUE É UMA FARMÂCIA DE MANIPULAÇÃO



Uma farmácia de manipulação é um estabelecimento de saúde onde fórmulas são manipuladas e preparadas de forma personalizada para cada cliente, seguindo receitas prescritas por profissionais da área da saúde.

Todas as matérias-primas utilizadas na farmácia de manipulação são adquiridas de fornecedores qualificados e são analisadas pelo controle de qualidade interno.

Nas farmácias de manipulação, as receitas são analisadas e conferidas por farmacêuticos antes de serem enviadas para produção em seus laboratórios, que seguem as normas das Boas Práticas de Manipulação preconizadas pela ANVISA, e contam com instalações tecnológicas e uma equipe altamente treinada. Esse processo garante a qualidade e eficácia do produto final. BENEFÍCIOS A dose certa para a pessoa certa.

A fórmula manipulada é prescrita de forma individualizada na quantidade e dosagem exata para cada paciente, evitando sobras ao final do tratamento. Formas farmacêuticas diferenciadas.

A fórmula manipulada pode muitas vezes ser apresentada em diferentes formas farmacêuticas, como cápsulas, sachês, xaropes e cremes, para facilitar a aderência do paciente ao tratamento. Economia e preservação do meio ambiente.

O produto manipulado é prescrito na quantidade e na dosagem exatas para o seu tratamento, evitando desperdícios e o descarte de resíduos que contaminam o meio ambiente. Medicamentos não disponíveis.

Caso o medicamento industrializado que o cliente precise não exista mais na drogaria, se a farmácia de manipulação tiver a matéria-prima, com prescrição, ela poderá manipular a fórmula para tratamento. Associação de Medicamentos

Outro diferencial é a possibilidade de associação de vários ativos na mesma fórmula, favorecendo a aderência do paciente ao tratamento, minimizando a quantidade de medicamentos a serem ingeridos ao dia.


O que é preciso em uma farmácia de manipulação?

Uma farmácia de manipulação precisa conter algumas áreas específicas para que ela seja eficiente e siga os padrões de qualidade e segurança instituídos pela ANVISA. É preciso que ela tenha uma sala de limpeza, higienização e esterilização. Sala ou local de pesagem, assim como uma sala de manipulação e envase exclusiva.

Da mesma forma, é necessário que uma farmácia de manipulação contenha uma área para revisão, para quarentena, para rotulagem e para embalagem. Para finalizar, a cabine para a manipulação de hormônios e antibióticos deve funcionar de forma correta e eficiente.

Uma farmácia de manipulação eficiente precisa ter esses ambientes bem organizados e seguindo as normas de segurança definidas pela ANVISA.

0 visualização0 comentário