Buscar
  • GV Consultoria

COMO USAR VISCOSIMETRO ROTACIONAL PARA MEDIR VISCOSIDADE

O QUE É VISCOSIDADE?


Muitas vezes, essa pergunta é melhor respondida por meio de exemplos. Imagine um copo de isopor com um furo no fundo. Se eu derramar mel na xícara, descobrirei que ela drena muito lentamente.Isso ocorre porque a viscosidade do mel é grande em comparação com a viscosidade de outros líquidos. Se eu encher o mesmo copo com água, por exemplo, o copo vai escoar muito mais rápido.

A viscosidade é uma medida da resistência de um fluido ao fluxo.Ele descreve o atrito interno de um fluido em movimento.Um fluido com grande viscosidade resiste ao movimento porque sua composição molecular proporciona muito atrito interno. Um fluido com baixa viscosidade flui facilmente porque sua composição molecular resulta em muito pouco atrito quando está em movimento. O equipamento destinado destinado a medir a viscosidade é o viscosimetro.

Os viscosimetros têm ampla e variada aplicação na ciência de materiais e indústrias químicas para materiais como óleo, asfalto, plástico, cera, tintas, revestimentos e adesivos. Eles também são usados para alimentos e bebidas e produtos de higiene pessoal, como cosméticos, shampoo e pasta de dente.

Medir a viscosidade é importante ao considerar as condições do processo para materiais que precisam ser bombeados ou encanados. A viscosidade tmabém afeta o desempenho de imersão e revestimento, o que é particularmente relevante para tintas e tintas.

A viscosidade é uma medida indireta muito útil das propriedades do material, incluindo peso molecular e densidade, os quais afetam o comportamento do fluxo. Os viscosimetros podem, portanto, ser usados para monitorar a consitência do lote e o controle de qualidade.

Os aplicativos que incluem:

  • Medir o fluxo de óleo do motor sob diferentes condições de temperatura

  • Analisando as propriedades de fluxo do leite para projetar sistemas de tubulação adequados

  • Verificar a viscosidade de geléias e xaropes para garantir a consistência do lote.

cComo as mudanças na viscosidade refletem as mudanças no peso molecular, os viscosímetros rotacionais são usados para caracterizar plásticos. Eles são particularmente úteis na sintese de polímetros, uma vez que a taxa de fluxo pode ser usada para determinar a alteração do comprimento do polímetro por meio de diferentes processos.


Em muitos casos industrialmente úteis, a viscosidade dimimui à medida que a atividade enzimática aumenta. Os viscosímetros são usados para determinar a atividade de enzimas como celulase. protease, amilase e pectinase.


A textura dos alimentos é dramaticamente afetada por mudanças na viscosidade. A indústria do chocolate é particularmente dependente do teste de viscosidade, uma vez que a textura e o fluxo do chocolate podem ser complexos de fabricar e manter. A espessura do chocolate quando derretido terá impacto no estado sólido acabado. Para atingir a densidade, textura e sabor corretos do chocolate quando se torna sólido. é vital considerar cuidadosamente a viscosidade do chocolate na forma líquida.Afinal, quem quer comer uma barra de chocolate com textura irregular em vez de uma textura cremosa e macia?



A forma mais comum de medir e rastrear a viscosidade é com um viscosimetro rotacioanal.


COMO USAR UM VISCOSÍMETRO ROTACIONAL ?




Os viscosímetros de hoje são muito fáceis de usar e funcionais graças ao Viscôsimetro Rotacional. Esses viscosimetros medem uma grande faixa de viscosidade de 200 a 106,000,000 com uma faixa de precisão de mais ou menos 1% a 0,2%. A medição da viscosidade de um produto é baseada na imersão de um fuso especificamente selecionado em uma amostra de um produto.

À medida que o fuso gira a uma velocidade específica, agitando vigorosamente para criar um vórtice, o torque necessário para girar o fuso a uma velocidade definida é medido e é baseado na quantidade de arrasto criada a partir do movimento do fuso no líquido. A resistência à rotação é detectada pelo instrumento e o valor de torque medido, é matematicamente convertido em um valor de viscosidade em unidades cientificas chamadas centipoise (cP) ou miliPascal-segundos (mPa.s).A água é o material de referência que estabelece o valor de referência de 1 cP para sua viscosidade.Todos os materiais são subsequentemente medidos quanto á viscosidade em comparação com a água. O dispositivo viscosimetro rotacional registrará e armazenará até 10.000 pontos de dados. Com o sofware fornecido, a visualização insntantânea das curvas de fluxo, plotagem de até quatro conjuntos de dados ao mesmo tempo e a apresentação gráfica dos dados podem sem alcançadas. Esses resultados podem ser baixados para uma planilha no excel e o usuário tem infinitas possibilidade de relatórios. É muito importante rastrear os lotes para garantir que contenham o mesmo nivel de viscosidade em toda a produção para atingir a qualidade ideal.


imagem ilustrativa


Entre em contato e nos solicite um orçamento:

(18)99698-6260

(18)3223-4266/3223-2958

vendasgvequipamentos@gmail.com


2 visualizações0 comentário